A nossa sociedade caminha a passos largos para se autodestruir; já não se conservam os laços cristãos nas famílias, e se em casa não os temos, tampouco teremos na sociedade. O hedonismo toma conta de todas as gerações; nossas Igrejas se esvaziam, de fiéis e clérigos; a cultura e os bens ruíram em todos os âmbitos sociais.
Por outro lado, entre os poucos que ficaram, temos um corpo de fiéis despreparado para a realidade cristã, que não tomaram consciência de sua missão e não buscam a sua santificação e muito menos conhecer esta Igreja que professam crer. Perante a sociedade não defendem os princípios cristãos, e preferem ser doutrinados e seguir a massa ao buscar o conhecimento e a opinião própria - entenda-se, conhecer a verdade.
Não há quem, no uso natural da razão, perceba que existe na sociedade algo errado, fora de seu sistema natural e que não seja prejudicial à medida em que progride.

É lastimante ver o atual cenário, e faz-se mais que necessário a formação duma geração comprometida com a Fé Católica e os bons costumes, alicerçada sobre os pilares que nos renderam milhares de santos, formando almas santas para servir ao Santo dos Santos, preparando o caminho para que Cristo reine efetivamente em todos os campos, através da cultura e dos bons hábitos de outrora.
"Oportet illum regnare - É preciso que Ele reine" (I Cor XV, 25) em nossas almas pela graça, em nossas famílias pela fé, e na sociedade temporal pela subordinação do poder temporal ao poder espiritual. Conforme afirmava São Pio X: "Se alguém pedir uma palavra de ordem, sempre daremos esta e não outra: Instaurare omnia in Christo". Restaurar em Cristo todas as coisas e ações, os campos e meios, a política, os sitemas econômicos, a cultura, a literatura e as ciências. Em tudo Cristo há de ser glorificado!

Colunistas

Heitor-Serdieu Buchaul
Advogado, formado pela Universidade Federal Fluminense, foi por quatro anos assessor do Duque Paul von Oldenburg, no Bureau da Federação Pró-Europa Christiana, em Bruxelas. Atualmente reside em Portugal, sendo diretor do Instituto Santo Condestável, desenvolvendo atividades em defesa dos valores da família católica.

Alessandro Lins de Albuquerque
Médico neurologista, Doutor em Neurociências pela Universidade Estadual de Campinas, é membro da International Neuropsychoanalysis Association. Atua na área de saúde metal (Neuropsiquiatria), possui formação em Psicologia Analítica pela IAAP, em Zurique, na Suíça. Estudioso de psicologia tomista aplicada à saúde mental e psicoterapia, dedica-se ao estudo da espiritualidade cristã, teologia moral e ascética.
Membro-fundador do Instituto São Bernardo de Claraval, em Campinas, e Catequista dos Franciscanos de Maria, desde 2018.